O peso da Rotina

No início deste ano, eu escrevi uma lista de coisinhas que eu quero construir, fazer e me dedicar em 2019. Desde projetos pessoais, até responsabilidades que fazem parte do monte de coisas que vamos administrando na vida. Claro que pode ser que esta lista não tenha sido completa, afinal, nunca é, sempre surgem mais e mais tarefas e projetos para somar ao baú gigante de afazeres que carregamos. Por mais que nos esforcemos em organizar por prioridades, necessidades e urgências, na tentativa de fazer tudo caber no dia, na semana, no mês, me parece que este baú, com o passar dos anos, tem ficado mais e mais pesado. Os compromissos dobraram, mesmo tendo a mesma quantidade de tempo que antes. Temos muitas tarefas a cumprir, sendo que muitas delas, admitimos, são realmente necessárias! Em meio a tudo isto, nos sentimos extremamente pesadas e sobrecarregadas, ao ponto de que até as coisas que tínhamos o prazer de fazer, coisas que alegram, momentos em família, aquele hobbie que gostamos, acompanhar os filhos na escola, fazer aquela torta que amamos… Tudo isso, só traz mais cansaço.

Deus nos presenteia com alguns oásis em nossa rotina, eles são todas essas coisas que amamos fazer, esses momentos vividos que mesmo que sejam também responsabilidades do dia a dia, caem com leveza no coração e nos dão força. Isso, é o abraço de Deus pra nós, nos lembrando que podem ser tempos difíceis, mas que as coisas de Deus sempre se fazem presentes em nossa família, em nossos amigos, no momento mulher de cuidado só nosso, porque todas estas coisas são importantes pra Deus, todas elas foram feitas por ele, a dádiva da vida não está só em grandes feitos, mas nos mais pequenos deles, aos quais precisamos honrar e encarar como o descanso ordenado por Deus a nós.

Portanto, o descanso bíblico tem tudo a ver com cuidado. Gênesis 2:2 diz:
No sétimo dia, Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.” Como é lindo ver o que Deus nos ensina sobre descanso! Podemos ver desde o capítulo um, como cada obra da criação foi feita com propósito, concluindo ao fim, que tudo era bom (Gn1:31). Isto mostra cuidado de Deus para conosco e nos ensina que uma vida com propósito inclui descanso divino.

Quando aprendemos a descansar em Deus através destes momentos bons que ele coloca em nossa vida, o baú de afazeres que carregamos passa a ficar mais leve, pois agora você sabe em quem descansar;

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontraram descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Descansando todas as coisas em Deus, você aprende com ele sobre o verdadeiro peso que deve dar as coisas e o que de fato deve carregar na caminhada de quem segue os propósitos de Deus.

por Isabela Lucena