NOVE PASSOS PARA A ORAÇÃO EFICAZ

NOVE PASSOS PARA A ORAÇÃO EFICAZ
 
A Bíblia nos fala da importância de orar sem cessar (1Tessalonicenses 5.17). Isso significa ter um espírito de oração, aproveitando qualquer oportunidade para conversar com o Senhor. A oração é um diálogo com Deus. É falar com Ele em confiança e liberdade. A oração é a chave que abre a porta para um mundo completamente novo e deve ser o fundamento de todas as nossas atividades. A única maneira de aprendermos a orar é, precisamente, orando. Para tanto, alguns passos são necessários. Textos-base: João 15.7O texto bíblico acima nos fala sobre sermos atendidos em nossas orações, ou seja, sobre orarmos de maneira eficaz. Para aprender a orar e, assim, desfrutar de uma rica vida de oração, é fundamental levar em conta os seguintes nove passos:
 
1. DISPOR DE TEMPO PARA  ORAR
Isso é imprescindível. Não devemos incluir Deus em nossa agenda, mas, sim, ajustar a nossa agenda aos seus requerimentos. A disciplina espiritual se constitui na chave da vida cristã, o que deve nos levar a estabelecer certa regularidade com hora marcada para esse exercício. Devemos separar um tempo para Deus.
2. ENCONTRAR UM LUGAR TRANQÜILO
Buscar um lugar tranquilo dentro da sua casa para ali poder orar. Você encontrará um lugar tranquilo se realmente o buscar. É bom trancar-se e orar em voz alta. Convém anotar em uma caderneta os motivos de oração. Isso permitirá que as orações sejam mais específicas e ajuda a ser agradecido pelas respostas recebidas. Após obter a reposta, escreva ao lado de cada oração: “Respondida” e coloque a data.
 
3. PEDIR A PROTEÇÃO DE DEUS
É importante orar pedindo cobertura para que os problemas da vida cotidiana não nos incomodem enquanto oramos. Se o diabo não conseguir fazer com que você postergue o seu tempo de oração para “amanhã”, ele colocará em ação seu plano B, que consiste em te distrair durante a oração. Por isso, convém dedicar um momento para pedir a Deus que nos rodeie com um círculo de sua divina proteção, para tirar de nossa mente os afazeres do dia a dia e assim podermos nos dedicar de todo à oração.
 
4. CONFESSAR OS PECADOS
A confissão deve ser parte da oração cotidiana. Ao confessar, nomeie cada pecado especificamente, para que a luz de Deus que esquadrinha tudo, penetre em cada área de sua vida, descobrindo aquilo que está impedindo você de orar.
 
5. ADORAR E MEDITAR
Ao se retirar para orar, dedique alguns momentos para adorar e meditar na presença de Deus. O Espírito Santo o fará ouvir sua doce voz e lhe dará a certeza de estar na presença do Deus vivo. Quando adoramos ao Senhor com louvores e ações de graças, descobrimos que o gozo do Senhor inunda nossas vidas, nos dá seu poder e nos brinda com o calor do seu amor.
 
6. ESCUTAR A VOZ DE DEUS
Muitos de nós utilizamos discursos dirigidos a Deus em lugar de orações, o que transforma a conversa num monólogo. Para cada pessoa que exclama: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve”, existem dez que dizem: “Ouve, Senhor, que o teu servo fala”. Quando paramos para escutar, Deus traz à nossa memória alguém que necessita da nossa oração (o que se chama “oração intercessória”, nos fala sobre o que devemos orar e como fazê-lo e nos revela o pecado não confessado.
 
7. ORAR COM FÉ
Fé significa crer antes de receber. Nossas orações podem ser respondidas de três maneiras distintas: “sim”, “não” e “espera”. Podemos aceitar um categórico “sim” e ainda admitir um categórico “não”, mas o “espera” é muitas vezes difícil de aceitar. Durante o período em que Deus nos mantém em espera, somos tentados a pensar que não estamos orando dentro da sua vontade. Mas, se foi Deus quem indicou por quem orar e como orar,  não devemos permitir que a resposta “espera” venha a balançar a nossa fé. Quando a resposta é “não”, temos que saber que o “não” de Deus sempre provém do seu amor. Ele sabe o que é melhor para nós.
 
8. VISUALIZAR A ORAÇÃO COMO JÁ ALCANÇADA
É extraordinário o poder que isto soma às orações! Jesus disse: “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Marcos 11:24). São três as coisas que o Senhor nos ensina: Orar, pedir e crer que receberemos o que foi pedido. Antes de orar por alguém ou algo, peça: “Senhor, ensina-me como devo orar nesta circunstância”. Não utilize esta frase tão comum entre os crentes: “Se for da tua vontade”, pois isso só irá debilitar sua fé. Em troca, use a expressão: “de acordo com a Tua vontade”, pois é positiva de Deus em sua verdade. A oração da fé produz milagres. Quando elevar uma petição, ao invés de passar imediatamente para outra, detenha se um instante para imaginar o resultado. Logo agradeça ao Senhor que estará operando agora mesmo para que isso se torne uma realidade.
 
9. AGRADECER
É importante dar graças por cada coisa que Ele tem feito, faz e fará por nós. É necessário fazê-lo por coisas definidas. Descarte frases como: “Senhor, te dou graças por todas as coisas”. Existem muitas coisas pelas quais agradecer a Deus! O fato de expressar gratidão em palavras tem o efeito de criar um coração positivo e um espírito cheio de alegria pela antecipação e expectativa face ao que Deus fará.
 
CONCLUSÃO
O Senhor Jesus, durante todo o seu ministério, mostrou a importância da vida de oração. Ele não somente orava, mas também incentivava as pessoas a se dedicarem à oração. O exemplo de Jesus foi seguido pelos apóstolos, pelos primeiros cristãos e por muitos crentes durante toda a história da igreja. O quanto você ouvir sobre o relato de grandes milagres, maravilhosas e constantes manifestações do poder de Deus, curas tremendas, conversões em massa, cidades transformadas, você pode ter a certeza de que, por trás de todos esses acontecimentos, existe um crente ou um grupo de crentes que está se dedicando à oração. Deus decidiu agir, em muitas ocasiões, através da oração dos crentes.
Lembre-se do apóstolo Paulo e da grandeza do seu ministério e de todos os apóstolos e seguidores de Cristo que aqui viveram e praticaram a sua fé através da oração. Lembre-se de Martinho Lutero e do impacto da sua vida em todo o mundo através de sua intercessão. E lembre-se de que, por trás de todas essas pessoas, existe uma vida de oração. A igreja pode transformar o mundo, você pode transformar o mundo. O caminho? Uma vida de oração.
 
Fonte: Artigo extraído do site www.diantedotrono.com.br
Colaboração: Resofap RJ