Leia Mais: A mulher virtuosa se organiza

As tarefas que envolvem o cuidado com a casa e a família podem ser mais fáceis se forem divididas ao longo da semana

Você tem se esforçado para ser uma mulher virtuosa? Entre tantas virtudes da mulher de Provérbios 31, o verso 27 fala sobre duas características: a primeira relata que ela não é preguiçosa; e, a segunda, que ela está sempre cuidando de sua família.

Ser virtuosa também envolve o trabalho doméstico e o cuidado com a família, mesmo que essas tarefas pareçam intermináveis e a rotina, enfadonha. Porém, quando não realizamos essas tarefasdiariamente, elas se acumulam e se tornam mais chatas e difíceis. E você? Está cuidando bem da sua casa e da sua família?

  1. Planeje sua semana

Planejar a semana é fundamental para que ela seja organizada e produtiva, por isso programe com antecedência a lavagem da roupa, a limpeza da casa, as compras no supermercado, a festa de aniversário do filho, e, inclusive, tempo para não fazer nada. Reservar esse “tempinho”é fundamental para aquele compromisso que surge de última hora e não pode ser adiado.

  1. Divida sua casa em áreas

Divida a casa em áreas para lhe ajudar na faxina da casa. Em vez de tirar um dia para a faxina da casa, faça essa tarefa gradualmente. Essa estratégia manterá sua casa limpa por mais tempo e com menos esforço. Você pode separar as áreas da casa por dias da semana. No dia de cada área, faça uma faxina geral e inclua a limpeza pesada em vidros, portas e tudo o mais.

  1. Tenha uma rotina para a lavanderia

Lave, espere secar passe, dobre e guarde um pouco de roupa a cada dia. Planeje a rotina da lavanderia e escolha o dia para lavar lençóis, toalhas, roupa escura, roupa clara, panos de prato e panos de limpeza. Se você não gosta de passar roupa, procure comprar roupas com tecidos que dispensem essa etapa. Quando for estender a roupa, pendure-a bem esticada, pois isso facilita na hora de passar e economiza tempo, esforço e energia elétrica.

  1. Use produtos de limpeza multiuso

Economize, preferindo produtos de limpeza multiuso que atendam a várias funções, como limpar piso e superfícies. Além disso, não adianta correr atrás da última novidade em limpeza quando os melhores você já tem em casa. Água morna, vinagre branco, limão e bicarbonato de sódio são multiuso e ajudam a limpar quase tudo.

  1. Organize um local de sua casa por dia

Organizar sua casa beneficiará sua vida. Comece a organizar suas gavetas, uma por dia, depois prateleiras e outros locais. Faça isso e desfrute de uma dose diária de organização.

  1. Divida as tarefas

Ensinar aos membros da família como colaborar com uma casa limpa e organizada pode lhe poupar algumas horas por semana. Ensine-os a arrumar a própria cama assim que se levantarem, depositar a roupa suja no cesto, retirar o prato da mesa após as refeições, estender a toalha de banho após o uso e deixar o banheiro em condições de uso para o próximo. Se for possível, divida as tarefas entre todos. Está difícil conseguir a colaboração? Faça uma lista de tarefas rápidas e simples que podem ser realizadas em 15 minutos ou menos, tais como, tirar o pó dos móveis, varrer a cozinha, retirar o lixo ou lavar a louça. Atribua uma tarefa para cada membro da família. Uma ideia que pode funcionar com os adolescentes é criar um rodízio de tarefas ou um sorteio. Tarefas simples podem fazer uma enorme diferença em sua casa.

  1. Planeje suas idas ao mercado

Embora muitos tenham o hábito de fazer uma compra mensal, existem algumas vantagens em ir ao supermercado uma vez por semana. Além de poupar dinheiro, pois você compra somente os itens que estão faltando, também mantém sua cozinha com produtos sempre frescos. Tenha uma lista fixada na porta da geladeira para que todos os membros da família possam anotar os itens que estão faltando.

  1. Planeje um cardápio de refeições

Planejar um cardápio de refeições semanal lhe ajudará a formar uma lista de compras para a semana e manterá suas idas ao mercado dentro da linha. Com uma lista em mãos, você compra somente o necessário. É fácil planejar as refeições (ver sugestão de cardápio). Antes de planejar o cardápio da semana, leve em conta o que você já tem na despensa e geladeira e procure pensar na sazonalidade dos produtos.

  1. Viva com menos 

Manter em casa poucos itens de boa qualidade reduzirá significativamente a bagunça. Você não precisa de louça para diferentes ocasiões, basta um jogo bonito para atender às necessidades. Um guarda-roupa com poucas peças de excelente qualidade é muito melhor. Repense a quantidade de itens e objetos que você tem em casa. Viver com menos é o segredo!

      

Paula Fuzeto é designer de interiores e especialista em organização (www.blogchegadebagunca.com.br). Congrega na IAP em Prado Velho (Curitiba, PR).

Fonte: Revista O Clarim – Edição 65 – Pág. 74

Nenhum comentário

Comentários estão desativados