É bom conhecer seu candidato

É bom conhecer as coisas antes de escolher, não é? A gente escolhe bem o namorado antes de começar um relacionamento, depois o marido antes de casar. A gente escolhe a faculdade, a profissão, a TV nova, a roupa para ir no casamento da amiga. A gente escolhe o cardápio do fim de semana, a viagem de férias, o presente de aniversário. Tudo a gente escolhe com carinho, a gente pesquisa (ou pelo menos deveria), procura o melhor custo benefício, agora, porque seria diferente na hora de escolher quem vai comandar o país?

Todo brasileiro maior de 18 anos e menor de 65 anos tem a obrigação de votar. Então se você está nessa lista também tem a obrigação de pesquisar, de conhecer! Ou você compra uma casa nova sem saber nada sobre ela, sobre o bairro, enfim, TUDO?!

É bem comum que, depois de um tempo do mandato do presidente, comecemos a reclamar sobre suas atitudes, porque praticamente todos os políticos fazem milhares de promessas, mas quase nunca cumprem nada do que disseram. Agora é nossa hora, nosso momento! Quando chega o ano da eleição e você vai poder decidir, quando chega o dia da eleição e você vai apertar o número que você acredita que fará o melhor trabalho. Aqui a gente não quer discutir quem de fato será melhor, a ideia é que você se questione: quero votar em tal candidato, mas eu conheço suas propostas? Conheço o que ele defende? Acredito que ele será um bom comandante para o país?

E, além disso, supondo que seu candidato entre para a presidência, você acompanha se ele tem feito o que disse? Você reage a falta de ação de quem está no poder? Você ora pelo país e pelos políticos que assinam, mandam e desmandam? Porque se for só pra reclamar, não adianta muito!

Para facilitar nossa vida, existem alguns sites e alguns aplicativos onde a gente pode conhecer melhor cada candidato. Confira alguns:

1 – Meu Congresso Federal – http://meucongressonacional.com/ – site – informações de mandatos dos deputados e senadores federais, útil para ver os candidatos que querem se reeleger.

2 – Voto x Veto – aplicativo – propostas registradas no TSE de presidente e governador.

3 – Acordei – aplicativo – informações básicas sobre os canditatos.

4 – Rodada de Promessas – aplicativo – proposta dos presidentes apresentadas durante os programas eleitorais na TV.

5 – Quem Financia – pulg-in do Google – conhecer os doadores de campanha.

Ainda existem outros, mas você pode começar por aqui. Não se arrependa depois de não ter feito a lição casa. Conheça seu candidato!

Por: Mariana Longo Mendes, congrega na Igreja Adventista da Promessa em Parque – Campinas – formada em Gastronomia