Dócil igual a um coice de jumento

Hoje em dia, o que mais vemos são pessoas agindo exatamente como o título desse artigo diz. Seja em qual situação for, a maioria das pessoas não tem se preocupado com nada mais do que elas próprias. Passam por cima dos outros, são maldosas, cruéis, vingativas. Lutam por justiça, a sua própria justiça e defendem direitos, os seus próprios direitos.

Mas, e a tal da docilidade?

Acredito que muitos já tenham visto ou escutado a palavra dócil e imagino que a grande maioria se lembra dessa palavra como sinônimo de doçura. Realmente, ela pode sim ter esse significado.

Em Provérbios 16:21 fala algo interessante sobre a doçura nos lábios. “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino”. Através da doçura nos lábios, o ensino se torna melhor, as pessoas aprendem mais.

Quem aí não se lembra de um professor que prendia a atenção ao dar uma aula? Porque além de ser um bom professor, carregava “doçura” em sua vida e palavras. Estudos comprovam que quanto maior o vínculo afetivo entre o professor e seus alunos, maior o desenvolvimento de suas aprendizagens. Jesus é prova disso. Mesmo exortando em algumas de suas falas, Ele carregava algo que as pessoas queriam ter em suas vidas: doçura, empatia.

Entretanto, não é esse tipo de docilidade que quero evidenciar. Os principais significados encontrados sobre a palavra docilidade se referem a ser manso, flexível, maleável, OBEDIENTE.

Uau! Essa pequena palavra traz um significado bem mais amplo que doçura. Não é à toa que Jesus diz ser manso e pede para que aprendamos com Ele (Mateus 11:29).

Ele tinha um propósito quando usou essa palavra. Mostrar que devíamos dar todo o controle das nossas vidas nas mãos de Deus, deixando que Ele nos moldasse da maneira que fosse preciso (nos permitindo ser maleáveis) e sendo obedientes a Ele e a Sua palavra.

Somente assim desfrutaremos de todas as promessas que Ele fez a todos os mansos da terra: conforto aos corações (Salmos 10:17); ser guiado em justiça, sabendo qual caminho seguir (Salmos 25:9); herdar a terra (Mateus 5:5); ser livre no dia do juízo (Salmos 76:9); herdar a salvação (Salmos 149:4).

Então use de doçura, trate as pessoas como elas devem ser tratadas, com respeito, seja paz quando houver guerra na vida de alguém. E OBEDEÇA ao maior de todos os mestres: Jesus.

Por: Mirian dos Santos Salvador, 25 anos. Graduada em Pedagogia e cursando Pós Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica. Congrega na Igreja Adventista da Promessa de Alvorada – Guarulhos/SP.