Devocionais de Verão: Ele fez o sol

Refletir com base nas passagens bíblicas da criação do sol e de como ele nos beneficia a vida.

 

Texto bíblico

E disse Deus: Haja luminares no firmamento celeste, para fazerem separação entre o dia e a noite; sirvam eles de sinais tanto das estações como dos dias e dos anos. (Gn 1:14)

 

Entre nuvens

Deus criou todas as coisas e entre elas, a luz (Gn 1:1-5, 1º dia) e depois, especificamente, o sol (Gn 1:14-19, 4º dia). O Pai, o Filho e o Espírito puseram em prática aquilo que desejavam ao criar todas as coisas. Por meio de sua palavra poderosa, o Senhor fez os …luminares no firmamento celeste, para fazerem separação entre o dia e a noite; sirvam eles de sinais tanto das estações como dos dias e dos anos (Gn 1:14).

Quando estudamos sobre o sol, no hebraico shemesh, e no grego helios[1], vemos que ele é um importante elemento para a vida na terra. No próprio texto, Moisés nos dá algumas funções do sol e da lua: 1. Separação de tempo: dia e noite; 2. Sinais de estações (calendários, colheitas etc.); 3. Sinais de dias e anos; 4. Iluminar a Terra (Gn 1:15).

A linguagem bíblica ainda fala dos efeitos do sol, e o usa poeticamente: ajuda no desenvolvimento dos frutos da terra (Dt 33.14; 2Sm 23.4); ressecamento de plantas (Mt 13.6); danos físicos (Sl 121.6); desejo pela vida (Ec 11.7); e, uma “testemunha” do atos humanos[2].  Daí vemos a graça de Deus em ter criado o sol para nossa Terra, e de como se relaciona com nossa vida.

 

Luz na vida

O verão é a estação mais quente do ano. “No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. E vai até, 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro, até os dias 20 e 21 de março.”[3] É um período em que podemos desenvolver mais atividades ao ar livre, curtir uma praia ou aproveitar espaços de lazer.

Além da importância lógica que percebemos no sol, de não deixar a Terra se tornar um picolé, temos outros benefícios com a presença desta estrela em nossa galáxia. Alguns estudos universitários associam a produção de vitamina D à luz solar. Por exemplo, a exposição humana ao sol, em horários recomendados, pode gerá-la e prevenir doenças[4]. Por outro lado, os cuidados com a exposição exagerada ao sol, deve ser tomado. Viu, como Deus foi tão cuidadoso, e por isso criou o sol?

 

Conclusão

Ore agradecendo pela criação de todas as coisas, entre elas, o sol. Aproveite os dias ensolarados com a família, amigos e a igreja.

 

Leituras para lembrar: Gn 1:1-5, 14-19; Dt 33.14; 2Sm 23.4; Mt 13.6; Sl 121.6; Ec 11.7.

[1] Douglas, J. D. Novo Dicionário da Bíblia. Tradução: João Bentes. São Paulo: Vida Nova, 2006, p.1283.

[2] Idem.

[3] Verão. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/verao.htm. Acesso: 25/01/19.

[4] Tudo sobre a misteriosa vitamina D. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/a-origem-da-vitamina-d/. Acesso: 25/01/19.