Cristã café com leite?

Para a maioria das pessoas, a infância foi uma das melhores fases vividas. No meu caso, uma das minhas melhores recordações da infância são as brincadeiras. Num período em que não tínhamos celulares e nem acesso a internet, as nossas brincadeiras eram quase todas ao ar livre: queimada, esconde- esconde, pega-pega e corrida, somente para citar algumas. Mas, um dos maiores “traumas” destas brincadeiras era ser considerada “café com leite”. Ser café com leite significava que você poderia participar da brincadeira, mas sem ser pega ou sem pegar alguém. Ou seja, a criança “café com leite” não faz diferença na brincadeira, ela participa só por participar.

E com relação à nossa vida cristã? Será que existe a “cristã café com leite”? Podemos dizer que sim. Somos cristãs “café com leite” quando vivemos de forma apática e indiferente, sem fazer qualquer diferença no Reino de Deus. Certamente, a Bíblia Sagrada nos orienta a não sermos apáticas no reino de Deus sem fazermos diferença onde estamos. É o nosso próprio Mestre e Salvador Jesus Cristo que nos orienta: “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisados pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” (Mt 5: 13 – 14).  O que Jesus está nos ensinando? Que somos chamadas por Deus para fazermos a diferença onde nós estivermos. A proposta do Senhor para nós é que não sejamos “cristãs café com leite”, mas que vivamos o evangelho em nosso dia a dia, em todas as esferas de nossa vida. Seja no ambiente familiar, no nosso trabalho, na nossa vizinhança, no cursinho, na escola ou na faculdade, o fato é que somos vocacionadas por Cristo a vivermos os seus ensinamentos através de nossas palavras e de nossas atitudes. Sem apatia ou indiferença pelo Senhor que nos tirou das trevas e nos trouxe para a sua maravilhosa luz. Abandonamos a postura de cristã “café com leite” quando buscamos a ele em oração, alimentamo-nos da sua Palavra e vivemos uma vida de compromisso e dedicação a ele.

Além disso, podemos refletir que a “cristã café com leite” não se preocupa em cumprir a missão confiada pelo Senhor: a de proclamar e compartilhar o evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de toda aquela que crê (Rm 1: 16). Nós respiramos, existimos e vivemos para glorificar a Deus, sendo assim, falar a respeito de Jesus para as outras pessoas é uma de nossas maiores responsabilidades.

A transformação de nossas vidas pelo Espírito Santo faz com que não sejamos cristãs “café com leite”. Neste mundo enfrentamos lutas, adversidades, provações e problemas. Mas, que nenhuma dessas circunstâncias nos afastem do nosso alvo que é Cristo Jesus. Dessa forma, não seremos cristãs “café com leite”, mas iremos impactar e influenciar a geração em que vivemos com o evangelho do Reino de Deus.

Por: Cláudia Duarte casada com o Pr. Fernando Duarte mãe de Luis Fernando e Ana Claúdia, Professora, diretora do Ministério Infantil da Regional Noroeste Paulista, congrega na Igreja Adventista da Promessa em Votuporanga