O nosso intestino é o nosso segundo cérebro!

 

Há muito tempo atrás, essa frase era conhecida apenas pela medicinal oriental, e tempos depois a ciência provou que é isso mesmo! O intestino possui cerca de 500 milhões de neurônios, os quais são responsáveis por 90% da produção de SEROTONINA – substância de bem estar e prazer. Também são responsáveis por sensações comuns, como: frio na barriga quando nos sentimos inseguros, vontade de ir ao banheiro em situações de estresse, ou seja, o cérebro e o intestino estão ligados e controlam seu humor.

No intestino acontece a absorção de nutrientes e água. Ele é responsável pela imunidade do organismo. Então, cuide do seu intestino com uma alimentação balanceada, consumindo água, verduras, legumes, frutas, alimentos integrais (fibras) em quantidades adequadas e diminuindo o consumo de alimentos industrializados e os considerados “agressores” como açúcar, farinha branca e refinados em geral, gordura, embutidos e em alguns casos o leite. O consumo prolongado de antibióticos e inibidores de prótons (omeprazol, pantoprazol, etc), o excesso de estresse e a ansiedade, também provocam disfunção intestinal.

Avalie como anda seu intestino pelas suas fezes:

Outras dicas importantes:

  • A aparência e o cheiro do seu cocô podem dar pistas do que acontece dentro do seu corpo;
  • Na média, a evacuação deve acontecer uma ou duas vezes por dia, geralmente acompanhando as duas grandes refeições (almoço e jantar), mas não é uma regra;

Lembre-se que alimentação equilibrada, maior consumo de água, a prática regular de exercício físico e o combate ao estresse são fatores benéficos para o organismo todo, principalmente para um intestino saudável, mas todas as dicas ou orientações não dispensam a avaliação de um especialista.

Por: Fernanda Costa Fernandes Nutricionista