Planeje o Romance!

“Planejar o romance”? O que isso significa, afinal?

Qualquer planejamento requer organização. E quando penso em “organização”, logo penso em “prioridades”.

Eis a pergunta: você tem priorizado seu cônjuge? O nosso primeiro ministério é a nossa família. Os filhos nascem, crescem e vão viver suas vidas, mas, e o casamento? Como ele fica ao passar dos anos?

Pode parecer loucura, porém, eu, antes de me casar, morria de medo da rotina da vida de casados. Dizia constantemente para o meu então noivo que eu não queria que nos tornássemos aqueles casais “chatos” e “sem-graça” que só vivem para os filhos e se esquecem deles mesmos.

Hoje, prestes a completar 3 anos de casada e grávida de 8 meses, confesso que o que mais queria era ter uma rotina com meu marido. Houve um período em que ambos trabalhavam formalmente e, assim, tínhamos uma noite da semana separada só para nós: as quintas: assistimos filmes ou séries, namorávamos como dois adolescentes… Atualmente, nossa rotina (se é que temos uma!) não tem permitido separarmos “religiosamente” uma noite para nós, no entanto, sempre arrumamos um tempinho. Mesmo com a correria e as mudanças da nova fase, não deixamos de conversar e curtir um ao outro.

Ainda, ouso dizer que o amor não requer “grandes planejamentos”. Para termos uma aula de romance é só lermos Cantares de Salomão: o romance começa quando admiramos nosso marido. Pequenos atos mudam tudo! E o mesmo livro nos mostra o segredo de um casamento bem-sucedido: comunicação!

Não espere datas especiais para demonstrar seu amor pelo seu marido. Diga também nas datas especiais, diga todos os dias. O planejamento pode ser simples: um café da manhã especial, um bilhetinho fofo, uma foto no Facebook… Não espere que ele tome tal iniciativa, surpreenda-o!

Pense no amor como uma fogueira: abasteça com lenha diariamente e a chama continuará viva.

Dessa vez, nosso artigo não terá uma conclusão de efeito com direito à “moral bíblica”, mas, te deixo a seguinte pergunta: o que vocês, enquanto casal, faziam no comecinho do casamento e já não fazem mais? Voltem a fazer isso! Meu desafio é: nesta semana, separem um tempo para vocês. Se desliguem de tudo e todos, se possível, e curtam o momento. Deixem os filhos com os avôs ou com aquela tia que eles tanto amam… Vocês merecem e precisam!

 

Thaís Rodrigues Silva de Souza, 24 anos, casada com Vinicius Moreira de Souza e à espera da Ágatha. Congrega na IAP em Guaianazes.