O coração do seu marido confia nela! Seu marido pode dizer o mesmo?

 O marido tem plena confiança nela, e ela lhe enriquecerá a vida grandemente. Provérbios 31:11 (NVT)

Sábios conselhos expressos por uma mãe a seu filho, Rei Lemuel. Fato que nos chama atenção, pois ela também era esposa e sabia bem dos desafios de edificar seu lar e a vida de seu esposo. O livro de provérbios é riquíssimo e norteador para várias situações de nossas vidas em todos os tempos. Essa é a maravilha da Palavra de Deus!

Gostaria de destacar neste versículo o verbo confiar. No hebraico é “bãtah” que significa sentir-se seguro, estar despreocupado. Portanto, esse verbo descreve a atitude de quem tem paz e de segurança por existir alguém em quem se possa confiar.

Vivemos em uma sociedade em que a distância entre confiar ou não é uma linha muito tênue, e os relacionamentos se tornam cada vez mais descartáveis pela ausência de confiança, que é cola que mantém o casamento unido. Não se trata apenas da infidelidade ou do adultério, o texto vai muito além, visto que a confiança gerará riquezas, conforme a parte final do versículo 11: “ela lhe enriquecerá a vida grandemente”.

A confiança que produz riquezas se refere à conduta da mulher na administração de seu lar e dos relacionamentos presentes nele, como esposa e mãe. Inclui a forma com que administra as finanças da sua casa, os conselhos aos filhos, o ouvir ao esposo, o partilhar da vida em todos os seus aspectos sejam eles emocionais, físicos, materiais e espirituais. Deus nos deu virtudes para isso, características presentes na vida do nosso mestre Jesus, o qual fomos chamadas para sermos discípulas.

Enriquecemos nosso esposo e o enchemos de confiança quando gastamos com sabedoria os proventos da casa, quando compramos segundo as nossas reais necessidades e não segundo as nossas compulsividades. Já dizia minha mãe: “filha você tem tudo que precisa e não tudo o que quer, e isso é o bastante para ser grata e estar feliz” Carrego esta lição para toda vida!

Hoje, em sua grande maioria, as mulheres se viram muito bem com trabalhos autônomos, são ativas no mercado de trabalho ajudando também na provisão do lar, sendo parceiras de seus esposos e isto é muito bom, porém não deve interferir na primazia da sua família. Não significa que você tenha que carregar tudo nos ombros, mas sim que você administre de forma sábia e coerente todas as coisas.

Deus é grandioso e nos dotou de dinamismo para exercermos multitarefas, para sermos esposas sábias e confiáveis, e nos alegrar por isso.

Diante disso O coração do seu marido confia nela! Seu marido pode dizer o mesmo?”.

Para que isso aconteça o caminho é e sempre será a submissão aos conselhos da palavra de Deus, o modelo sempre será Cristo, o ressurreto, que nos amou incondicionalmente nos dando as diretrizes de seu imensurável e confiável amor, nos chamando para sermos parecidas com Ele, nos concedendo sua graça para exercer tão excelente ministério chamado casamento.

Por: Marli Gomes da Silva Lourenço, esposa do pastor Leonardo Peruzzo Lourenço mãe do Rafael congrega na Igreja Adventista da Promessa em Araçatuba –SP, técnica em TI autônoma.