Ler para os filhos, um dever

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a leitura desde a gestação, existem evidências de que o desenvolvimento cerebral é afetado positivamente por esse hábito. Uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria comprovou a estreita relação entre a leitura e o desenvolvimento pleno de habilidades como pensar, falar e aprender.

Em outro estudo, conduzido pela Fundação Nacional de Leitura Infantil dos Estados Unidos, comprovou-se que crianças em contato com os livros desde bebê, se tornam adultos mais confiantes e preparados para os estudos e para a vida como um todo.

Certamente, os professores realizam leitura para as crianças, sendo uma prática comum na escola e também no Ministério Infantil, mas tem um valor diferente quando acontece em família, pois:

  1. Aumenta o vínculo entre pai/mãe e filho/(a).
  2. Beneficia aspectos cognitivos, em especial o desenvolvimento da linguagem.
  3. Estimula a Inteligência.
  4. Os pais vão servir de exemplo para os filhos que também se tornarão (em) prováveis leitores.

Na Bíblia Sagrada no livro de Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Deus deixa claro em Sua Palavra que é dever dos pais ensinar e cuidar com muito amor e carinho dos filhos. “Ensinar no caminho” é estar presente desde a gestação e ao longo da vida, principalmente na infância onde o processo de aprendizagem é contínuo e evolui à medida em que a criança se desenvolve e se torna capaz de compreender questões mais complexas.

Ler para os filhos, um dever dos pais, leituras que contribuam para o desenvolvimento intelectual e principalmente espiritual das crianças, uma vez que a personalidade humana refletirá por toda a sua existência o que for assimilado, vivido e presenciado durante a infância.

Daí a necessidade de uma leitura constante, reverente, com paciência e ternura, sempre olhando para o mestre Jesus Cristo que sobre as crianças  disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”. (Marcos 10.14) (Mateus 19.14)

Por: Gersina Silva mãe de Gisele da Silva Caetano professora do Ensino Fundamental II congrega na Igreja Adventista da Promessa em Poá