Consumismo: suma com isso!

Você conhece a diferença entre Consumo e Consumismo? De acordo com o Dicionário inFormal (SP), “consumo” significa ato ou efeito de consumir, gasto, extração de mercadoria, aplicação das riquezas na satisfação das necessidades econômicas do homem. Já “consumismo” significa ato de comprar aquilo que não se precisa ou comprar de forma exagerada. Do ponto de vista sociológico, o consumismo é o ato de consumir bens ou serviços, muitas vezes, sem reflexão.

Pare um segundo e faça uma reflexão: hoje você esta consumindo somente o que é necessário? Ou faz parte do grupo que consome o que não precisa, gasta o que tem e o que não tem para mostrar para a sociedade aquilo que não é?

Há dois anos, trabalho com a venda de cosméticos, represento uma empresa Americana que tem 55 anos no Mercado. Sou uma consultora de imagem e beleza e a cada visita que faço para minhas clientes, é visível o quanto muitas compram demasiadamente mesmo não sendo necessário adquirir todos aqueles produtos. E tenho também as prudentes que seguem fielmente todas minhas indicações e compram somente o que verdadeiramente vai trazer benefícios para sua pele.

Acredito muito na importância de sempre avaliarmos se aquele item a ser comprado realmente é necessário. Se fizermos aquisições com sabedoria não teremos mais um grande grupo de pessoas classificadas como endividadas.

Teremos mais meios de auxiliar nas obras missionárias, e assim cumprir o ensinamento deixado em Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Precisamos caminhar na contra mão desse mundo, se eles pregam a necessidade de comprar itens supérfluos, devemos mostrar que somos consumidores conscientes. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Filipenses 4:19)

Por: Tatiane Guedes Viana Santos, esposa do Rodrigo Moura Santos congregam na IAP de Taipas. Psicóloga e Diretora de Vendas na empresa Mary Kay.