Saiba como aproveitar o dia das crianças

O dia mais esperado pelas crianças se aproxima. Que tal aproveitar para proporcionar um dia divertido e bem diferente a elas? O mais importante para as crianças não são os presentes caros, mas carinho e atenção dos pais e da família. Sabemos que atualmente os pais em sua dupla jornada de trabalho dividem a educação dos filhos de forma igualitária, porém o excesso de atividades, cursos, horas no trânsito, compromissos pessoais fazem com que o tempo com os filhos seja cada vez menor. Por isso o tempo no qual estão com os filhos precisa ser um tempo de qualidade e bem aproveitado. Portanto, seguem algumas dicas para você aproveitar o dia das crianças em família de maneira lúdica, criativa e gastando pouco.

 Piquenique no parque, praça ou zoológico de sua cidade. Proponha para as crianças um dia diferente de piquenique. Preparem um lanche juntos e levem uma toalha. Você também pode levar bola, bicicleta, brinquedos e jogos para brincarem e se divertirem juntos.

 Cinema em casa. Na internet encontramos uma infinidade de bons filmes para assistir em família. Faça com que um simples filme se torne especial, prepare pipoca coloque em um balde bonito, doces e bebidas. Escureça o ambiente e reúna a família.

Preparar o almoço juntos. Apesar não terem tantas oportunidades, quando as tem, as crianças geralmente amam cozinhar. Escolha uma receita simples para prepararem juntos. Este é um momento no qual você terá a oportunidade de ensinar habilidades para seu filho que talvez ele ainda não tenha.

Rever fotos da família. Separe aquele baú de fotos antigas ou aquela pasta no computador. Mostre para a criança fotos dos seus avós, dos pais e da criança. Conte a história de sua família, de como os pais se conhecerem, a história no nascimento da criança. São histórias importantes que muitas vezes as crianças não sabem. Conhecer sua família, suas origens e tradições faz parte da formação da identidade da criança.

Show de talentos. Que tal reunir a família para mostrar seus dons e habilidades em um divertido show. Apresentem danças, poemas, canções e teatros. Improvisem luzes, um palco e fantasias. Transformem um momento único em família em um divertido show.

Jogos e brincadeiras antigas. Atualmente as crianças estão imersas no mundo virtual em seus celulares, computadores e vídeo games. Neste dia, você pode aproveitar para resgatar os jogos e brincadeiras antigos, como pião, pular corda, amarelinha, pipa, bolinha de gude, entre outros. Também é possível confeccionar brinquedos incríveis com materiais recicláveis, basta pesquisar.

Enfim, no dia das crianças você tem a oportunidade de se dedicar exclusivamente aos seus filhos, mas lembre-se: as crianças necessitam diariamente de tempo de qualidade! “Trabalhar demais” e “não ter tempo” não podem ser desculpas para negligenciar as necessidades básicas de uma criança tais como: amor, carinho, ensino, diálogo, tempo. Sendo assim, que o dia da criança seja realmente uma ocasião especial, mas, sobretudo, que nossas crianças tenham sempre de seus pais e responsáveis a atenção e cuidado que merecem cotidianamente.

Lílian de Lima Pimenta Lopes, casada com Pr. Kassio F. P. Lopes. Congrega na IAP Pq. Edu Chaves, SP. Graduada em Pedagogia pela Unesp com especialização em psicopedagogia.