Priorize a adoração em família

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Dt 6.6-9).

O Senhor mostrou a necessidade do ensino na família, feito pelos pais. Na expressão “e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” nos dá um quadro de uma formação moral e espiritual no dia-a-dia da família. É necessário que nossa adoração a Deus seja verdadeira e constante primeiramente dentro de nós, posteriormente vivenciá-la no nosso lar.

Como é bom fazer uma caminhada com a família! Juntos podemos admirar uma paisagem e comentar sobre a grandeza de Deus, sobre suas obras maravilhosas e conversar sobre assuntos importantes. São momentos preciosos para se tirar as dúvidas dos filhos e ouvir as opiniões deles. Nós, como pais, devemos aproveitar para ensinar as verdades maravilhosas da Palavra de Deus nas saídas com os filhos. Isto pode ser feito, tanto em passeio como no cumprimento de compromissos, como ida ao médico, ao dentista, à escola, ao supermercado etc.

Vivemos num mundo tão corrido, com tantos afazeres, com uma agenda tão lotada que, muitas vezes, esquecemos de cuidar de nossa família e até mesmo de cuidar de nós.

Precisamos nos habituar a termos tempo em família, momentos separados para desligarmos a TV e eliminarmos os “ladrões do nosso tempo” e ficarmos juntos, mesmo sem fazer nada, somente conversando.

Na vida espiritual em família não é diferente, é necessário separarmos um tempo de qualidade para dedicarmos a Deus, assim como nos dedicamos aos passeios, aos jantares com amigos e tantas outras coisas. Quem sabe não poderíamos realizar o culto doméstico com meditação, oração e louvores ao nosso Deus? Iniciarmos o nosso ano com um comprometimento maior com Deus? Fazendo assim estaremos prontos para praticarmos nossa adoração à Deus na igreja. Gosto muito de dizer sempre que “minha vida com Deus começa em particular, passa pela minha casa e termina na igreja” porque é ali que posso levar aquilo que Deus tem proporcionado no decorrer de todo estes acontecimentos.

Que verdadeiramente Deus nos dê forças para começarmos um ano de forma diferente, espiritualmente falando, pois esta é a vontade Dele para cada um de nós e para nossa família.

Por: Flávia de Fátima Moscardini Monteiro casada com Donizete Monteiro mãe do Guilherme e Gustavo, Técnica Contábil, congrega na 3° Igreja Adventista da Promessa em Votuporanga