A principal mudança começa por dentro

 

Ano Novo, vida nova, tudo novo! Será?

Pelo menos essa é a expectativa, que o simples virar de página do calendário, ou a mudança do relógio trarão consigo uma imensa transformação. Como se de repente tudo se faz novo, em um passe de mágica, sem nenhum esforço nosso.

Talvez você se frustre um pouco ao perceber que algumas coisas continuarão sendo iguais, os dias correrão iguais, as semanas continuarão atarefadas, os meses vão passar num piscar de olhos, aqueles sonhos e objetivos continuam distantes demais e a resposta para todos esses dilemas permanece o mesmo: VOCÊ ainda é igual. Continua agindo da mesma maneira, continua repetindo os mesmos discursos, continua imitando os mesmos padrões…  Como então ter um ano novo e tudo novo? A principal mudança tem de começar dentro de cada um de nós.

O segredo está na transformação de vida. No despertar e redescobrir não só um novo tempo, mas uma nova vida. Uma nova maneira de viver. Está na leitura da palavra. No alimento diário que faz-nos perceber quem somos e quem Ele é, a ponto de não podermos ser mais os mesmos, mas antes sermos feitos novos, de novo!  Está na sabedoria adquirida no decorrer do tempo. Nos tombos que levamos no último ano, nas decepções e conquistas. Está na redescoberta do prazer em aprender e mudar. Está na razão. Nos dois pés no chão, prontos para encarar e vencer mais um desafio. Está no olhar fixo nEle, que nos dirige e impulsiona para uma transformação de mente e coração.

 Mas e agora, como recomeçar do zero? Me faz lembrar do texto de Jeremias 18 dos versículos 4 até o 6 “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. ” 

Que maravilha estarmos nas mãos do oleiro mais uma vez! Mais uma chance de reconstruir, recomeçar, transformar profunda e sinceramente nosso novo ano de vida. Você está diante de um livro com mais 365 páginas em branco, prontinhas para serem moldadas. Aproveite! Crie coragem e seja a transformação que você quer ver. Estude mais, ame mais, se divirta mais, ore mais, busque mais, perdoe mais, sinta mais empatia, tenha mais paciência, aprenda constantemente, construa novas e duradouras relações, sorria, abrace, corra, dance, chore, encontre o Cristo, de braços abertos te esperando para mais um início.

“…e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos12:2


Tatiane de Carvalho Andrade Vitorino, secretária executiva bilíngue, casada com Pedro Vitorino da Silva Junior, congrega na Igreja Adventista da Promessa em Vila Nhocuné.