Modéstia mais que roupas, é coração!

Muito se tem falado sobre modéstia, e esse assunto tem se tornado polêmico, principalmente no meio cristão. Mas afinal qual é o seu significado?

Segundo o dicionário dos significados, o termo “modéstia” consiste na ação de moderar alguns comportamentos humanos como a vaidade e a luxúria. Assim a mulher modesta seria aquela que em suas atitudes e ações não procura chamar a atenção para si.

Em uma rápida pesquisa no Google, você verá que grande parte da busca sobre o tema “modéstia cristã” tem como resultado assuntos relacionados ao vestuário da mulher cristã, como modas e costumes, uso da discrição ao se vestir, simplicidade, moderação e decência com foco na vestimenta feminina.

Contudo, não há razão para associar modéstia cristã apenas ao vestuário, a modéstia cristã é uma atitude comportamental, que excede a aparência, pois provêm do coração.

Quando temos Cristo em nosso coração, somos revestidas do amor de Deus que é o vínculo da perfeição. (Col. 3:14). Nossa maneira de viver muda, brota do nosso coração o comportamento moderado de Cristo, nossa natureza terrena morre e prevalece a imagem daquele que nos criou.

Com essa nova natureza agimos com misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, com disposição para suportar e perdoar uns aos outros assim como Cristo nos perdoou. (Col. 3: 10, 12-14). Buscamos fazer de tudo para agradar a Deus e nos afastar do mal.

Assim, nossa forma de viver refletirá a imagem de Jesus, através de nossas atitudes, gestos e palavras, prevalecendo nossa beleza interior. Se Cristo é reconhecido através de nós, e se nós o reconhecemos através de nossas vidas, devemos fazer tudo para a sua glória.

Que possamos refletir sobre o tema e fazer tudo moderadamente, na simplicidade do nosso coração, para a glória de Deus, seguindo os ensinamentos do apóstolo Paulo: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1ª Cor 10:31). E a despeito do que mais vestirem, revistam se de amor, pois a modéstia é mais que roupas, é coração.

Diaconisa Natália Marques, casada com Diácono Êutico de Oliveira. É advogada e  Congrega na Igreja Adventista da Promessa em Parque Edu Chaves.