E você, como recebe suas visitas?

Final de ano é uma época propícia para visitar os amigos e parentes, e recebê-los em casa também. Mas será que estamos preparadas para recebê-los? Se, nossa resposta for afirmativa, vem a segunda pergunta: sou uma boa anfitriã? E o que isso tem a ver com a minha vida cristã, com meu ministério, ou com ser missional?

Fiz uma pequena pesquisa de opinião entre os amigos e família sobre o que identifica a hospitalidade excelente. A contribuição foi surpreendente! Entre as respostas, listei as mais recorrentes:

  • afetividade, carinho, acolhimento, um sorriso, um abraço;
  • boa comida, um café, uma boa conversa;
  • naturalidade, informalidade;
  • interação, receptividade;

As respostas chamaram a minha atenção, pois me levaram à reflexão sobre o que a Bíblia diz sobre o assunto.

O autor do texto de Hebreus 13.2 recomenda para que não se esqueçam da hospitalidade; pois praticando-a alguns acolheram anjos sem saber. As cartas de 1Timóteo 3.2 e Tito 1:8, listam a hospitalidade como uma das características de um bom líder, enquanto que nas cartas de Romanos 12.13 e 1Pedro 4.9, identificam a hospitalidade como um dever de todos os cristãos. Por fim, para arrematar o tema nas palavras de Jesus Cristo em Mateus 25.35: Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram.

Eugene Peterson escreveu: “Estejam bem uns com os outros, unidos pelo amor, sempre prontos para oferecer uma refeição ou uma pousada se alguém precisar. Pois alguns receberam anjos em casa, sem o saber! O compartilhar das refeições é a mais comum das tarefas humanas… E, ao mesmo tempo, a mais extraordinária. A mais terrena… E a mais celestial. A mais rotineira… e a mais espiritual”.

E você, como recebe suas visitas? O que significa hospitalidade com excelência?

Portanto, a hospitalidade é uma atitude cristã que revela o caráter de um seguidor de Jesus. Estejamos preparadas para servir com tudo o que somos e temos, inclusive com o nosso lar!

As férias estão chegando… e que venham nossos amados familiares e amigos para a glória do Pai!

#BoraPraticar

Nenhum comentário

Comentários estão desativados